Dicas

Pisos de Porcelanato - Vantagens e Cuidados


    (04/10/11)  

De origem francesa, o piso de porcelanato tornou-se uma opção muito utilizada no Brasil. Esbanjando beleza, sofisticação e praticidade, esse revestimento tem muitos pontos altos que contam ao seu favor.

É um tipo de revestimento cerâmico fabricado com tecnologia, pode ser rústico ou ter brilho. O piso de porcelanato é muito resistente e traz muitas opções de cores, texturas e tamanhos. É mais caro que a cerâmica, mas aos poucos está ficando mais acessível à medida que se populariza.

É de fácil instalação, principalmente porque suas peças são grandes – a partir de 45 cm x 45 cm – e as juntas são pequenas, evitando acúmulo de sujeira. Confira as vantagens e desvantagens dos pisos de porcelanato:

Vantagens: Como é feito de uma massa única, se desgasta por igual – sem descascar, como pode acontecer com a cerâmica – e tem baixa absorção de água, sendo difícil manchá-lo. É indicado para pisos internos e externos das casas, e até mesmo para o revestimento de paredes. O acabamento pode ser liso e brilhante, fosco e irregular, em sua forma natural, com ou sem esmalte. Há vários modelos disponíveis, inclusive com efeitos pontilhados, imitando pedras, madeira, jeans e até fibra natural, para dar um ar mais rústico ao cômodo.

Desvantagem: As peças maiores, com mais de um metro de comprimento, devem ser manuseadas com muito cuidado, porque o prejuízo é maior se quebrarem. Além disso, essas peças costumam ser mais caras. O preço atual é a partir de R$ 50/m², fora os custos com a mão-de-obra.

Cuidados com limpeza

A limpeza adequada é um dos fatores mais importantes, pois caso não seja adequada, o piso porcelanato poderá riscar e manchar. O ideal é limpar o revestimento com detergente neutro diluído em água.

Lentamente, passe uma esponja ou vassoura de cerdas macias sobre a superfície. Não use palha de aço, nem qualquer esponja de cerdas duras para não riscar o piso. Enxugue com um pano limpo e seco.

Caso queira revestir o piso da sua casa com pisos de porcelanato, leve em conta se realmente é uma vantagem pra você, pois com certeza a casa ficará linda, mas esse material precisa de muitos cuidados.

Fonte: Mega Dicas